quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tapetes: como conservá-los

    
       Férias, ótima época para arrumações. Arrumar os armários da casa, doar o que não se usa mais, enfim reciclar e organizar. Sempre faço isto nestas épocas e confesso que tiro um peso das costas.
    Como estou entrando de férias e brevemente estarei viajando desta vez deixei a arrumação dos armários para quando eu voltar mas mandei todos os meus tapetes lavarem.
   

    Como mencionei anteriormente tenho um cachorrão dentro de casa e por mais bonzinho que ele seja os tapetes é o lugar aonde ele mais gosta de deitar o resultado foi,  franjas desfeitas e laterais esgarçadas. Não tive alternativa a não ser mandar lavar e reformar.


      É importante procurar bons profissionais especialistas neste tipo de serviço. Eu, por exemplo só mando no Sr Volnei ele é confiável e trabalha muito bem. 

Dicas de conservação dos tapetes:

MANUTENÇÃO

    Uma vez adquirido o autêntico tapete oriental, é importante você saber como conservá-lo. Em geral, essas peças são muito resistentes, pois cada nó é enlaçado individualmente em torno da base do urdume, ao contrário dos tapetes feitos a máquina, nos quais os nós são simplesmente envolvidos na base. O tapete persa é quase que indestrutível, como no mínimo cuidado, deverá durar por muitas gerações.

LIMPEZA PERIÓDICA

    Uma dúvida constante diz respeito à possibilidade de usar ou não aspirador de pó na limpeza do tapete. A resposta é sim. Não deve, porém é uma prática diária. O aspirador deve ser usado somente a cada 15 dias ou 30 dias, cuidando sempre a franja, no uso diário recomenda-se a feiticeira.
  Uma ou duas vezes por ano recomenda-se bater no tapete, evitando assim que a sujeira se fixe, bate-se no verso da peça, com um cabo de vassoura. Isso somente se aplica à tapetes de lã. Tapetes de seda não devem ser batidos ou aspirados. Neste caso, o ideal é apenas sacudir o tapete. Em caso de derramamento de liquido recolha o excesso com uma colher e passe um pano úmido com água morna e seu tapete reluzirá como se nada tivesse acontecido.



DESBOTAMENTO

    Alguns clientes me perguntam se tapetes desbotam, e eu respondo.
Sem dúvidas. A luz direta e constante irá gradualmente desbotar o tapete como acontece com qualquer tecido.
Para evitar isso, você deve tomar alguns tipos de cuidados, evitando colocar o tapete com exposição direta ao sol, sempre virar o tapete, para que ele fique uniforme.

LAVAGEM

    O tapete Oriental praticamente não necessita de lavagem, um bom tapete pode passar dez anos ou mais com excelente aparência, mesmo em local de bastante tráfego. Porém, se assim mesmo você desejar lava-lo, não tente faze-lo você mesmo, somente um especialista pode assegurar que um tapete de lã ou seda não sofrerá nenhum dano em sua lavagem, nem solte cor. Não passe nenhum produto químico no tapete, isso prejudicará seriamente.

Fonte de pesquisa site Mercado Livre

Contato: Sr Volnei - (31) 9916-1337
                                      (31) 3496-9607

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial