quinta-feira, 7 de julho de 2011

Copos para cerveja.

     
    Apesar de estarmos no inverno é inegável que a bebida mais consumida e apreciada principalmente no Brasil é a cerveja. Nada substitui o prazer de sentar com os amigos em um fim de tarde e tomar aquela cerveja ou chope bem gelados e jogar conversa fora. Mas uma novidade começa a surgir. A paixão por esta bebida está refinando os hábitos das pessoas existem até cursos especializados em tipos de cerveja e claro, nos copos e taças próprios para consumo específico de cada tipo.


    A cerveja foi trazida para o Brasil por D. João VI a mais de 200 anos. Hoje é a bebida mais consumida no nosso país ultrapassando inclusive a Alemanha.
  Parece frescura mas para cada tipo de cerveja existe um copo específico e isto por dois simples motivos: o primeiro pelo visual, inegavelmente o olhar aguça o paladar, além disto cada copo possui um formato isto permite manter a altura da espuma conforme o desejado, mais alta ou mais baixa. O segundo o aroma, uma das principais características da cerveja, o objetivo do formato correto do copo é deixá-los mais adequados afim de que permitam desprender o bouquet e aroma daquele estilo permitindo, desta forma uma apreciação maior do sabor de cada um dos tipos.
    Abaixo alguns exemplares desta variedade que podem ser encontrados na Domi.


    Estes copos tipo taças são ideais para uma cerveja do tipo Pilsen pois possibilita a formação de um bom creme. Pode ser usado também para o consumo do chope.



    O primeiro copo chama-se Conhaque ou Snifter , são indicados para cervejas fortes, capturam o aroma e permite agitar a cerveja em movimentos rotativos leves sem risco da bebida transbordar para fora do copo.
   O segundo é chamado de Cálice, compartilham características como bocas largas e pés alongados. São desenhados para manter íntegro o creme e também proporcionar uma maior percepção do aroma. Para cervejas do tipo Dubbel, Tripel e Quadrupel.

  
    Larger é um copo bastante popular no Brasil, erroneamente chamado de "tulipa" é ideal para tomar chope. 
    A Flauta é uma taça muito usada para tomar prosceco ou champagne, mas também ideal para cervejas do tipo Faro, Lambic, Gueuze ou Champegnoises . Por serem esguios possibilita que o creme demore para dissipar mantendo a qualidade da cerveja no copo. 
   Tumbler é um copo utilizado para cervejas do tipo Witbier, como estas cervejas não formam muito creme o copo pode ter a boca mais larga.


Dicas:
    Se alguém lhe oferecer, para fazer charme, um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar-lhe o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.
   Lave seus copos sempre à mão, e assegure-se de estar bem enxaguado. O detergente que eventualmente sobra no copo "mata" a cerveja e o seu creme. Seque-os, de preferência, naturalmente, sem contato com tecidos
   Jamais retire os copos recém-lavados da máquina lava-louças e sirva logo em seguida. O copo deverá sempre estar na temperatura ambiente para receber a cerveja.

(Informações extraídas do site www.brejas.com.br)

     Na verdade achei bem interessante saber as minúcias desta bebida tão popular e gostosa. Pode ser que um dia tenha a oportunidade de dar uma esnobada e servir para um expert a cerveja certa no copo ideal. Conhecimento nunca é demais ao contrário só acrescenta.
     Diante disto não poderia deixar de ressaltar que uma cerveja gelada em um copo lagoinha tem o seu lugar, que me desculpem os especialistas.    

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial